Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

7 dicas de como economizar em uma viagem ao nordeste

nordeste-brasileiro

O Nordeste brasileiro é lindo, mas sabemos que as cidades turísticas nordestinas são os destinos mais caros do Brasil para passar as férias. Pensando nisso o Portal Operação Porto Seguro preparou 7 dicas para economizar viajando pelo Nordeste. Confira:

1 – Planejamento financeiro

A dica mais importante é você se planejar com antecedência para a sua viagem, decida o destino, em que local vai se hospedar, quando você irá e quais os passeios pretendem fazer. Depois disso, pesquise e faça uma média de gastos, a partir disso vá se planejando financeiramente, pois nada melhor do que ir viajar com tudo já pago e não fica se preocupando com futura dividas.

2 – Acompanhe os preços

A antecedência ideal para você comprar a passagem para a baixa temporada é de 25 a 40 dias e na alta temporada de 60 a 120 dias.
Nesse período será possível acompanhar as redes sociais dos hotéis pelos quais você se interessa, ou cadastre um alerta de preço e consiga as melhores tarifas.

Para as companhias aéreas fique atento, os preços podem variar muito de um dia para o outro.

Tenha acesso as promoções através das redes sociais e de aplicativos de viagens.  A dica essencial é não deixar para comprar a passagem aérea, nem fazer a reserva no hotel na última hora, pois os valores são mais altos.

3 – Data da viagem

O valor total da sua viagem vai variar de acordo com a data que você escolher, nas emendas de feriados e nos meses de dezembro, janeiro e julho o preço é maior, pois são períodos de muita procura. Então se optar por alguma dessas datas saiba que pagará mais caro. Uma boa dica para economizar é viajar em outros meses do ano, como março e agosto, pois a demanda é baixa e os valores diminuem.

4- Hospedagem

A hospedagem acaba sendo um dos maiores gastos em viagens. No entanto, é possível não gastar tanto, por isso verifique se o destino que você vai tem ofertas de Airbnb e Hostel, essas opções costumam ser mais baratas do que hotéis. E também há a possibilidade de escolher uma hospedagem que seja um pouco mais afastada dos pontos turísticos da cidade.

5- Passeios turísticos

Uma dica legal é separar uma quantia somente para os passeios e se planejar com aquele dinheiro. Por exemplo, você decidiu que R$150 serão para os passeios turísticos, então se planeje e analise quais pontos da cidade você quer visitar e que caibam nesse orçamento. Por isso, se você deseja economizar, escolha destinos pouco comentados pela mídia e dispense as “cidades da vez” Mas lembre-se que para é preciso deixar de lado alguns preceitos e explorar áreas não tão conhecidas, mas incrivelmente ricas em natureza, história e cultura. Vale se informar com guias turísticos da cidade. 

6 – Esqueça os luxos

Evite comer em barraquinhas na ponta da praia. Com certeza esse será um dos grandes vilões para o seu bolso. Quanto mais próximos da Orla, mais caros são as opções de alimentação.

Opte pelo menos convencional, aquela vendinha simples do outro lado da rua, observando os critérios básicos de higiene, com certeza você conhecerá toda a gastronomia local, com um preço muito melhor. Todo destino possui opções mais baratas, basta procurar.

A compra de “lembrancinhas” pergunte se é realmente necessário, nesse momento é bem fácil seu orçamento ser desfalcado, fique ligado. 

7 – Transporte

Algumas rodoviárias são um tanto distantes do centro, como a de Recife, mas em todas é possível encontrar saídas diárias para as cidades principais. Em quase todas é cobrado uma pequena taxa rodoviária, além do valor da passagem. Nos trajetos mais longos, como exemplo: de Aracaju a Salvador, explore as viagens noturnas, que fará você economizar em hospedagem e não perder tempo no roteiro.  Uma outra importante dica para economizar no transporte é aproveitar os tours de bate e volta oferecidos por agências de turismo, principalmente nas capitais. Por exemplo de: Fortaleza à Canoa Quebrada, e de Natal à Pipa.

Gostou das dicas? Leia mais matérias do Operação Porto Seguro.

 DICAS FIT: Como comer bem e ficar em forma – Operação Porto Seguro

Que Tristeza: As 10 praias Mais Impróprias da Bahia

Saúde da Mulher: como cuidar bem dos rins – Operação Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS