Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Ações da Segurança Pública são destaque em Porto Seguro

A Segurança Pública de Porto Seguro está implantando ações para a defesa de seus munícipes e visitantes, seja na cidade ou os que moram na zona rural, e também para as mulheres em situações de risco e violência.

Um exemplo é a parceria firmada entre a Superintendência de Trânsito e a Secretaria da Segurança Pública, através do CICOM/Costa do Descobrimento, onde os Agentes de Trânsito do município auxiliarão no atendimento das ocorrências.

Segundo dados estatísticos, a grande maioria das ocorrências de responsabilidade da gestão municipal chega através das ligações para os números de emergências do CICOM, como por exemplo, os telefones 190 (Polícia Militar), 193 (Bombeiro Militar) ou 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil).

As ocorrências referentes ao trânsito, perturbação do sossego público e violação de patrimônio público recebidas pelo CICOM serão demandadas pelos servidores municipais que estarão desenvolvendo suas atividades dentro do órgão.

O objetivo é oferecer um atendimento à população de forma eficiente, garantindo os direitos constitucionais como o direito à vida, à liberdade, à segurança e à propriedade.

Outra medida adotada, após constatar os casos de furtos e roubos nas propriedades rurais, foi desenvolvida uma parceria entre o Sindicato dos Produtores Rurais de Porto Seguro e a Polícia Militar para levar mais segurança para a zona rural da cidade.

O Sindicato e a Secretaria de Agricultura e Pesca do município, confirmaram cooperação com a Polícia Militar da Bahia, através da Ronda Rural.

O acordo, que conta com a contribuição da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB), tem a finalidade de combater a comercialização de carne abatida de forma clandestina para que isso reflita na redução dos índices de roubos e furtos de gado na região de Porto Seguro.

O projeto também atuará na fiscalização de trânsito, na busca de reduzir a entrada de quaisquer produtos de origem animal sem a devida inspeção. As ações já foram iniciadas e algumas propriedades já foram notificadas. Uma viatura, com policiais específicos, já está disponível para cuidar do patrulhamento preventivo na zona rural, auxiliando no combate à criminalidade e preservação da ordem pública.

Esta ação tem por objetivo contribuir para a segurança rural e proteção da vida da população. Para isso é fundamental a união do poder público municipal com a Polícia Militar para garantir a proteção de um segmento que muito contribui para a geração de emprego, turismo e renda em toda a região de Porto Seguro.

Existe um canal exclusivo para informações e denúncias, o Disk Denúncia do Patrulhamento Rural, através do telefone (73) 99801-7270. Para os casos de ocorrências, o canal oficial da Polícia Militar é através do telefone 190.

Outra ação da Segurança Pública foi a realização de um encontro para discutir o atendimento às mulheres em situação de violência e medidas protetivas necessárias.

Membros do 8º Batalhão da Policia Militar, profissionais da Secretaria da Saúde, Assistência Social, CRAM, NEPS e VIEP/DANT, reuniram-se no Centro de Referência de Atenção Mulher para tratativas de fluxos de atendimento e notificação das mulheres em situação de violência e medidas protetivas no município de Porto Seguro.

Neste encontro também foi explicado o programa ‘Rede de Apresentação a Mulher’, com gráficos dos dados da violência no município e discutiu-se a ampliação das notificações e a rede de suporte às vítimas que se encontra nesta situação.

Em consenso dos participantes do encontro é que toda mulher tem direito a ser livre de violência, tanto na esfera pública como na esfera privada e, desta maneira, é importante acionar os órgãos de segurança pública ao se deparar com uma situação assim entrando em contato com a Polícia Militar, no telefone 190.

Violência contra a mulher é crime, não deixe impune, denuncie!

Ações da Segurança Pública são destaque em Porto Seguro

Gostou da matéria? Clique aqui e veja mais notícias em nosso site.

Nosso Blog

VER TODAS