Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Acompanhe as notícias sobre Porto Seguro

imagem-praia-porto-seguro

Você que está contando os dias e horas para a tão desejada viagem, seja de férias, de formatura ou simplesmente para um bom encontro com a exuberante natureza, confira algumas Notícias sobre Porto Seguro.

Uma das novidades mais interessantes e recentes em Porto Seguro é o “turismo de experiência”, que está sendo incentivada por uma importante plataforma mundial de compartilhamento de acomodações.

Esta plataforma, em parceria com a Prefeitura local, promove o turismo sustentável na região ao proporcionar que o visitante, que deseja realizar um tour diferente dos já tradicionais e consagrados na região de Porto Seguro, com um morador-anfitrião.

Segundo pesquisas realizadas pela plataforma, 68% dos turistas desejam “viver como um local” e, por este motivo a iniciativa, além de gerar grande impacto social positivo, vem de encontro a este desejo.

As notícias sobre Porto Seguro, neste aspecto, são altamente positivas e já estão disponíveis algumas opções, por exemplo, conhecer o processo do plantio até a distribuição do açaí, o passeio a cavalo ou de bicicleta na floresta, a vivência numa tribo indígena, ateliê de biojoias dentre outras iniciativas.

Para conhecer o processo de fabricação do açaí, muitos visitam uma fazendo na região com área de 800 hectares, guiados pela própria filha dos donos.

Durante duas horas os turistas acompanham as explicações sobre as curiosidades do plantio do açaí, do cupuaçu – que só é considerado bom quando cai do pé – e o coco.

Muitos visitantes ficam surpresos, por exemplo, ao saberem que somente 10% do açaí é comestível, sendo o restante apenas água.

No final do passeio todos são convidados para um delicioso lanche com os produtos fabricados na fazenda.

Outro passeio interessante é uma cavalgada ecológica na Praia de Trancoso, com duração aproximada de duas horas. Até os pequenos, a partir dos cinco anos, já podem se aventurar em trilhas tranquilas no meio de uma natureza deslumbrante.

Na localidade de Itaporanga é possível visitar um ateliê de biojoias, fabricadas com ossos de bois ou aproveitando as madeiras velhas. O dono do local inventa as próprias máquinas que tornam as artes originais, não sendo encontradas em nenhum outro local.

Notícias sobre Porto Seguro mais recentes também apontam que a agricultura orgânica está ganhando força na região.

Conforme a coordenação do Projeto Selo Orgânico na Secretaria de Agricultura, são 130 famílias que estão no processo de certificação participativa.

Os agricultores e indígenas locais que aderiram ao processo de Certificação entendem que é uma alternativa de produção que agrega valor e traz mais renda para a agricultura familiar de Porto Seguro.

A Prefeitura incentiva e apoia agricultores e indígenas que optam por produzir alimentos saudáveis que garante a qualidade orgânica do produto através de um sistema de controle nos sistemas de produção.

Cada vez mais os consumidores buscam alimentos orgânicos, mesmo durante suas viagens, afinal são mais saudáveis, pois são livres de agrotóxicos, mais nutritivos e saborosos e protegem as futuras gerações de contaminação química ao preservar o solo, a água e a biodiversidade, ou seja, a natureza que atrai os turistas para Porto Seguro.

Gostou das dicas? Leia mais matérias do Operação Porto Seguro.

DICAS FIT: Como comer bem e ficar em forma – Operação Porto Seguro

Que Tristeza: As 10 praias Mais Impróprias da Bahia

Saúde da Mulher: como cuidar bem dos rins – Operação Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS