Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Curiosidade Porto Seguro: Ferramenta online para quem trabalha com turismo

OPERACAO PORTO SEGURO

Olha que interessante essa solução descoberta pelo Portal Operação Porto Seguro que ajudará, e muito, os profissionais de turismo.  Com um litoral de 1.183 quilômetros e 13 zonas turísticas, a Bahia tem um dos maiores potenciais turísticos do país. Somente durante o verão de 2018/2019, seis milhões de turistas visitaram o Estado, movimentando mais de R$ 6 bilhões. Para fortalecer esse importante segmento da economia, a Secretaria do Turismo (Setur) mantém no ar o portal (www.observatorio.turismo.ba.gov.br) com informações, dados, indicadores e pesquisas sobre o turismo baiano, voltado para gestores, investidores, pesquisadores, acadêmicos e profissionais da imprensa.


Durante a pandemia de Covid-19, o Observatório do Turismo da Bahia tem sido fundamental para o acompanhamento do setor turístico através do levantamento de dados junto a órgãos. 


Análise

Para entender as consequências da pandemia no turismo baiano, a Setur realizou pesquisas com empresários, guias de turismo cadastrados no Sistema Nacional de Cadastro dos Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur) e com investidores privados de projetos turísticos, tanto em planejamento como em fase de implantação. A análise ajuda na construção de um entendimento mais preciso da real situação econômica do setor possibilitando, assim, comparação dos meses do período da pandemia e o mesmo período do ano anterior.

Segundo dados divulgados no portal, o índice de empresas do setor turístico que fecharam na Bahia com a pandemia do Covid-19 é de 84,6%. Já o total de desempregos provocados pela suspensão de seu funcionamento chegou a 55%. Entre os guias de turismo, a totalidade ficou sem exercer a atividade nesse período. A pesquisa mostra também que o índice de 84,6% equivale ao total de empresas que afirmaram necessitar de crédito no momento atual, para manutenção das suas atividades. “Eu perdi meu emprego durante a pandemia, estou em busca de recolocação”, lamenta a cozinheira Rosi Mary Noronha Vieira, moradora de Porto Seguro.

Veja mais matérias que possam lhe interessar:

Operação Porto Seguro: curiosidade tecnológica

Curiosidade em Porto Seguro: carro em primeiro lugar

Operação Porto Seguro: curiosidade tecnológica

Nosso Blog

VER TODAS