Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

O maravilhoso Nordeste brasileiro

O Portal Operação Porto Seguro fala hoje de uma das regiões mais espetaculares do nosso País. Com a área de aproximados 3 mil quilômetros de costa que vai do Delta do Parnaíba ao Recôncavo Baiano, acompanhados de paisagens belíssimas entre dunas, falésias, restingas e manguezais, o

Nordeste brasileiro é um verdadeiro cartão postal.  
Abaixo listamos 5 paraísos como sugestão de lindas fotografias e lembranças para recordar. Apaixone-se pelo Nordeste você também!

1 – Natal, Rio Grande do Norte

A cidade onde nasceu o forró tem atrações para todos os gostos. Visite Natal e descubra o porquê dos títulos a “Capital do Buggy”, ou ainda a “Cidade do Sol.”
Dentre as praias, destaca-se a de Ponta Negra e do Forte (onde fica a Fortaleza dos Reis Magos).
Já a Praia da Redinha (mais ao norte) conta também com o Aquário Natal, a Igreja de Nossa Senhora dos Navegantes e delicias como os quitutes no Mercado Público.

2 – Pernambuco

Considerada porta de entrada do Nordeste brasileiro, faz limite com a Paraíba, Ceará, Alagoas, Bahia e Piauí. Do Litoral ao Sertão, Pernambuco é só beleza, com cerca de 187 km de extensão de litoral entre praias e falésias, zonas urbanas e locais praticamente intocados, sem contar no fantástico arquipélago de Fernando de Noronha (localizado a 545 km da costa), o estado recebe turistas o ano todo.

A praia da Vila de Porto de Galinhas é a mais badalada, e é de lá que partem as jangadas que levam às piscinas naturais. Vale conhecer o Muro Alto, um paraíso com a piscina natural mais profunda da região (10 metros). 
Os recifes de corais que protegem grande parte das praias da região, levam os mergulhadores ao delírio. Destaque para a praia de Maracaípe, que serve de ponto de encontro dos esportistas aquáticos. 

No Agreste pernambucano está o paraíso dos esportes radicais. Bonito, com oito quedas d’água que variam de 2 a 30 metros de altura. Formadas pelas águas do Rio Verdinho e riacho Águas Vermelhas, as cachoeiras de Bonito compõem uma das mais belas paisagens do Estado.

3 – São Luís, Maranhão

No maior município da região, o ponto de encontro é a Avenida Beira-Rio que reúne a maioria dos restaurantes, bares e barracas de artesanato. 
O charme fica por conta das quase 3.500 construções portuguesas que estão no centro histórico da cidade, impossível não se encantar com o acervo incrível dos azulejos portugueses.

Vale conferir a mistura de culturas e tradições da região na Casa do Maranhão e a na Casa de Nhozinho.

Deixe para visitar o Palácio dos Leões no final do dia para se encantar com o pôr do sol.

Em Barreirinhas complete o passeio no Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, lembrando que para entrar na reserva, é necessário o acompanhamento de um guia local.

4. Maceió, Alagoas

Conhecida como o “Caribe Brasileiro”, a capital Alagoas é banhada por lagoas e um mar verde-azulado.
Dica: explore as paisagens exuberantes com um passeio pela ciclovia da Praia do Pontal da Barra até a Praia da Jatiúca. 
Destaque para os passeios de barco na lagoa Mundaú e Manguaba, e o passeio de jangada até a piscina natural de Pajucara.
Em Maragogi a atração à parte fica por conta das pousadas pé na areia, completa o espetáculo a visita nas Galés de Maragogi, cartão postal da cidade, formado por 3 piscinas naturais. Vale a dica para visitar os galés na fase da lua cheia e evitar o período de chuvas de abril a julho.

5. João Pessoa, Paraíba

Também conhecida como “Porta do Sol”, o lugar onde o sol nasce primeiro no continente, o charme da cidade fica por conta de um grande acervo arquitetônico, que reúne características e histórias em grande parte de suas construções no estilo barroco do século XVI. 
Destaque para as praias: 

Tambaú

A praia de águas calmas e mornas com bastante barracas e bares e próxima a diversos hotéis faz com que o movimento seja grande. Sem contar no calçadão que é perfeito para caminhadas. É de Tambaú que partem os catamarãs para passeios nas piscinas naturais de Picãozinho.

Tambaba

Primeira praia oficial de naturismo do Nordeste, e por isso ela foi separada em duas partes:

– Parte 1: Uma praia menor, com piscinas naturais de águas azuis envolta por algumas pedras. Por lá a nudez é proibida.

– Parte 2: O outro lado também é muito bonito, com falésias, matas, águas cristalinas e areis finas. Lá a nudez é obrigatória, sendo fiscalizado no posto de acesso à praia. 

Na Tambaba tem ainda o Mirante Castelo da Princesa, com 60 metros de altura, vista deslumbrante e esculpido naturalmente pelos ventos e chuvas.

Praia do Jacaré

Ostenta um pôr do sol de emocionar, todos os dias às 17h, o saxofonista  Jurandy do Sax executa o “Bolero de Ravel” em um barquinho, enquanto o sol se põe.

Gostou das dicas? Leia mais matérias do Operação Porto Seguro. 

 DICAS FIT: Como comer bem e ficar em forma – Operação Porto Seguro

Que Tristeza: As 10 praias Mais Impróprias da Bahia

Saúde da Mulher: como cuidar bem dos rins – Operação Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS