Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação para comércio de Porto Seguro reabre gradualmente

Operação para comércio de Porto Seguro reabre gradualmente

O Portal Operação Porto Seguro apurou que o retorno parcial das atividades comerciais aconteceu de forma positiva em Porto Seguro, nesta segunda-feira, 15, com reabertura gradual do funcionamento de shoppings, galerias comerciais, lojas, assim, como outros empreendimentos liberados anteriormente, que seguem dentro dos padrões de distanciamento, número de pessoas limitado para entrar no estabelecimento, uso de máscaras por funcionários e clientes, álcool gel 70%.

As equipes da Superintendência de Fiscalização em Vias Públicas, agentes de Serviços Públicos, da Secretaria Municipal de Trânsito e Serviços Públicos, e a Guarda Civil Municipal estiveram percorrendo o centro comercial e os bairros. Acompanharam o cumprimento do decreto municipal, em uma ação envolvendo orientação e prevenção ao novo coronavírus, com visitas e abordagens para averiguar se os comerciantes estavam pondo em prática o protocolo de segurança.

A fiscalização da Prefeitura deparou com um quadro muito bom de engajamento dos empreendimentos no combate à pandemia, com atividades seguindo exatamente as determinações dos decretos, com comércio dispondo de funcionário exigindo que clientes higienizassem as mãos com álcool, uso de máscaras e limitando número de pessoas para evitar aglomerações.

“Não houve nenhum tipo de ocorrência, percebemos que o retorno está sendo feito com segurança e que toda a comunidade empresarial está empenhada junto à gestão municipal para vencer essa doença que assola Porto Seguro e o mundo”, destacou o superintendente, Josedam Nicácio, ao portal da prefeitura da cidade.

Operação Porto Seguro: comerciantes aguardando

A vendedora de roupas Rose Mary Dutra afirma que precisa retomar ao trabalho. “Quem trabalha com comércio precisa retomar, mas vamos sempre olhar nossa segurança em primeiro lugar”, avalia.

O balconista Cyonil Silva afirma que está cuidando da segurança. “Uso máscara todo o tempo e sempre passo álcool em gel nas mãos. Preciso me cuidar”, conclui.

Operação nos aeroportos

Após o aeroporto internacional de Porto Seguro retornar as operações com aviação regular, a Secretaria de Saúde, em atuação integrada a Vigilância Sanitária e  SECTUR, iniciou uma  barreira sanitária, com cronograma de ações direcionado aos passageiros que desembarcarem no município, sendo, portanto, mais uma importante medida de combate a disseminação e enfrentamento à pandemia decorrente da COVID-19. 

Composto por equipes multidisciplinares, o monitoramento consiste em realizar aferição da temperatura corporal dos passageiros. Os casos com alteração na temperatura e que apresentam outros sintomas, a exemplo de tosse, coriza, dor de garganta, dificuldade para respirar, serão encaminhados para triagem e avaliados por profissionais de saúde.

Os passageiros com sintomas deverão seguir todas as determinações de monitoramento, tendo que cumprir a quarentena domiciliar de 14 dias, por meio de medidas de isolamento social e respiratório com uso de máscara, seguindo o protocolo recomendado para os procedimentos de prevenção e contenção da Covid-19.     

Nosso Blog

VER TODAS