Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação pontos turísticos em Porto Seguro – Bahia

Embora Porto Seguro, na Bahia, seja sinônimo de praias, natureza exuberante, boa gastronomia e, sem dúvida alguma, muito agito e curtição com as músicas e danças baianas, a cidade também oferece aos seus visitantes interessantes pontos turísticos.

Porto Seguro preserva, em mais de quinhentos anos, riquezas naturais, culturais e arquitetônicas que lhe tornou, no ano de 1973, Patrimônio Histórico Nacional, tombamento conferido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e, em 2000, Patrimônio Natural da Humanidade, título este reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

A variedade de opções encanta os amantes da natureza bem como quem busca por entender a parte histórica e relevante para a cultura e o legado do povo brasileiro, afinal, o país foi descoberto em suas terras. “Tem que explorar toda a cidade, pois tem pontos fora dos roteiros”, afirma o turista mineiro, Bruno Rodrigues.

A seguir estão destacados os principais pontos turísticos, quase obrigatórios serem visitados pelos viajantes que conhecerão ou mesmo os que já estão retornando para Porto Seguro. Aqui as praias não foram consideradas, afinal, estas são um caso a parte e merecem um destaque especial só para elas.

Centro Histórico
Verdadeiro museu a céu aberto, o Centro Histórico também é conhecido como “Cidade Alta” e, normalmente, é o ponto inicial para conhecer a história do Brasil. Bem sinalizado e os pontos turísticos em destaque presentes nos mapas turísticos da cidade, este local está repleto de história que remetem ao tempo da colonização com suas caravelas, índios e uma terra próspera.

Marco do Descobrimento
Primeiro monumento trazido pelas caravelas portuguesas em 1500, o Marco do Descobrimento é uma coluna de pedra com as armas portuguesas que apresenta como característica uma inscrição, que tem como função afirmar a soberania portuguesa no local onde está inserida e servia como certidão de posse de Portugal nos territórios conquistados naquela época.

Para a proteção e preservação do monumento, que mede 1,62 metros de altura e 32,5 centímetros de largura, está envolta por uma cúpula de vidro.

Igreja de Nossa Senhora da Misericórdia
Considerada como a igreja mais antiga do Brasil, construída em 1526, a Igreja Nossa Senhora da Misericórdia inicialmente recebeu o nome de Igreja Nossa Senhora dos Passos. A igreja possui um estilo barroco e primitivo em seu interior, com decoração simples e rústica, conserva as paredes e a parte central desde sua origem, e abriga uma imagem barroca de Cristo crucificado

Atualmente é um verdadeiro Museu de Arte Sacra e guarda algumas raridades preciosas como a imagem de Nosso Senhor dos Passos, do ano de 1585, que tem os olhos de vidro, dentes de marfim e gotas de sangue confeccionadas com rubi.

Igreja Nossa Senhora da Pena
Foi uma das primeiras igrejas no país dedicadas à devoção de Nossa Senhora da Pena, originaria de Portugal, e foi trazida para o país por Pero de Campos Tourinho, primeiro donatário da Capitania de Porto Seguro, cuja família era devota. A Pena que a Santa carrega na mão serve para co-assinar os despachos Celestes.

A construção da igreja apresenta manifestações do período Barroco e o seu interior conserva ainda seu antigo púlpito de madeira, abriga imagens Sacras, inclusive a imagem de São Francisco de Assis datada do século XVI e uma torre em louça de Macau. Seu destaque arquitetônico é a torre com dois vãos sineiros, única na Bahia.

Casa da Câmara e Cadeia
Atualmente abriga o Museu de Porto Seguro e retrata a vida indígena antes mesmo dos portugueses chegarem. Contém muitos artefatos utilizados pelas tribos brasileiras. Na parte inferior da casa está localizada a Cadeia, onde os presos da aguardavam o julgamento.

Passarela do Descobrimento
Antigos armazéns e casas de pescadores compõem um mosaico de cores vibrantes, o casario colonial foi construído no século XVII e atualmente abriga diversos restaurantes, bares e lojas. No local também é palco das grandes festas populares realizadas pela Prefeitura Municipal, como o Réveillon, o Carnaval e o São João Elétrico.

Passarela do Álcool
Com casinhas coloridas e repletas de barracas que vendem bebidas e artesanatos, a Passarela do Álcool fica localizada no Centro de Porto Seguro e é o ponto mais popular da cidade à noite e um programa indicado para pessoas de todas as idades que, independentemente do nome, incluem famílias e crianças.

Observação de baleias
Muito procurado pelos visitantes de Porto Seguro, em especial entre os meses de julho a outubro, o passeio sempre inicia com palestra sobre as baleias e sobre os procedimentos que precisam ser adotados a bordo para a segurança dos turistas. A observação é realizada sempre seguindo as normas de para garantir a segurança e o bem-estar dos animais marinhos.

Estes são apenas alguns exemplos, dentre as dezenas de possibilidades de pontos turísticos, que Porto Seguro reserva aos seus visitantes.

Veja mais notícias em nosso site:

Operação praias famosas em Porto Seguro – Bahia

Operação melhores restaurantes em Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS