Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: 13 anos de SAMU em Porto Seguro

samu porto seuro

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um serviço brasileiro de atendimento às urgências pré-hospitalares, utilizado em casos de urgência e emergência.

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), são acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como Samu 192, foram normalizados no Brasil a partir de 2004, caracterizado por prestar socorro às pessoas em situações de agravos urgentes, assim que cenas onde esses agravos ocorressem, era garantido um atendimento rápido e adequado com o ambiente pré-hospitalar contendo se necessário o acesso imediato ao sistema de saúde.

O SAMU 192 não se caracteriza apenas por ser um serviço de atendimento pré-hospitalar móvel mas também por ser um serviço muito mais complexo, onde você encontra uma  central de regulação de urgência e emergência que é composta por médicos reguladores onde atendem toda a demanda do sistema telefônico 192 e definem uma hipótese do caso, diagnóstico e a complexidade, assim como a prioridade do atendimento, podendo ser fornecida apenas uma orientação médica ou, se necessário, um recurso mais complexo, liberando-se as diferentes viaturas – suporte básico ou suporte avançado.

Após o atendimento do paciente, também será definido o destino do paciente podendo ser uma unidade de pronto atendimento (UPA) ou um hospital terceirizado. Assim, esse serviço de atendimento móvel foi criado para organizar os diferentes níveis de situações de saúde, encaminhando os quadros de menor complexidade para UPAs e os quadros de maior complexidade, que necessitam de especialidades, para os hospitais específicos.

Operação Porto Seguro: usuários aprovam serviço

Cunha Borges sofreu um infarto em 2015 e afirma que o Samu foi crucial para salvar sua vida. “Chegaram rápido e foram eficientes”, comenta.

José de Holanda também foi salvo graças ao serviço. “Tive um mal estar em 2018 que era um AVC, graças ao Samu hoje estou sem sequelas”, acrescenta.

Em 2007, o Serviços de Atendimento Móvel de Urgência foi implantado de maneira pioneira na cidade de porto seguro. Com o intuito de prestar suporte à população no atendimento pré-hospitalar, atualmente o SAMU possui 63 servidores, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, condutores, auxiliar administrativo, vigilantes, serviços gerais. Composta por 4 unidades de suporte básico e uma 1 avançada, onde se concentra uma frota que cobre todo o município.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 24H) se consolidou em Porto Seguro assim que tiveram a base de uma marca superior a 62 mil atendimentos, se tornando um órgão responsável por salvar diariamente muitas vidas.

Juntamente a Secretaria de Saúde, a instituição completou no dia 14 de fevereiro de 2020, 13 anos de atuação em porto seguro.

Nosso Blog

VER TODAS