Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: Gastronomia de sucesso

A estância turística de Porto Seguro é mundialmente conhecida, especialmente, pela sua bela natureza e praias que se espalham ao longo de quase 90 quilômetros de litoral, além de muita diversão, seja durante o dia ou à noite.

Um ponto que sempre encanta os visitantes é, sem dúvida alguma, a sua variada e rica gastronomia.

É possível encontrar nos restaurantes da cidade, barraquinhas na praia ou na cidade, uma verdadeira infinidade de possibilidades, desde a típica comida baiana até os mais requintados pratos internacionais.

Deu vontade de comer uma boa pizza, lanche, massas, crepe, sushi ou sorvete, não é motivo para preocupação, pois é possível encontrar boas opções.

Mas, se a ideia é comprovar os sabores, aromas e temperos característicos da região, vá se preparando para provar o que existe de melhor desde o tradicional acarajé, o sarapatel, caruru, feijoada, vatapá, moquecas dentre outras delicias locais. Também vale ressaltar a bebida mais famosa local, o ‘capeta’. “Eu adoro o acarajé e sempre que posso, visito a região”, afirma Carlos Noronha, empresário de São Paulo.

Atenção: muitos pratos típicos servidos em Porto Seguro são bem apimentados ou, como dizem, ‘quentes’, e também utilizam em sua receita o dendê, que é o azeite extraído dos frutos do dendezeiro que é bem forte e pode causar desarranjos intestinais em quem não está acostumado, atrapalhando o turismo na cidade e região.

Uma Operação para conhecer os pratos típicos de Porto Seguro

Acarajé: é uma especialidade gastronômica das culinárias africana e afro-brasileira. Trata-se de um bolinho feito de massa de feijão-fradinho, cebola e sal, e frito em azeite de dendê.

Sarapatel: é uma designação comum de diversas iguarias preparadas com vísceras de porco, cabrito ou borrego, ou seja, o carneiro novo. Nascido no Alto Alentejo, em Portugal, o sarapatel foi adaptado no Brasil, especialmente, na culinária baiana.

Caruru: receita bem brasileira, o caruru é uma mistura das origens africanas e indígenas. O caruru é um cozido de quiabos ou carurus que costuma ser servido acompanhado de acarajé ou abará, de pedaços de carne, frango ou peixe, de camarões secos, de azeite de dendê e de pimenta.

Feijoada: a feijoada à brasileira é um prato que consiste num guisado de feijões-pretos com vários tipos de carne de porco e de boi. É servida com farofa, arroz branco, couve refogada e laranja fatiada, entre outros acompanhamentos. Trata-se de um prato popular muito apreciado pelos brasileiros e estrangeiros, sendo considerado típico da culinária do Brasil.

Vatapá: é prato típico da culinária afro-brasileira. O seu preparo pode incluir pão molhado ou farinha de rosca, fubá, gengibre, pimenta-malagueta, amendoim, cravo, castanha de caju, leite desnatado, azeite de oliva, cebola, alho e tomate.

Moqueca: é um cozido, geralmente de peixe, típico da culinária brasileira e da culinária angolana. No Brasil, é prato característico dos estados do Pará, da Bahia e do Espírito Santo. Pode ser preparada com peixe, mariscos, crustáceos, galinha ou ovos.

Bebida ‘capeta’: sem dúvida alguma é a bebida mais conhecida quando o assunto é Porto Seguro e Bahia, especialmente quando está relacionada à Passarela do Álcool. É preparada com vodka, guaraná e cacau em pó, canela, leite condensado. Para quem aprecia, é uma bebida bem típica e doce.

Já que o assunto aqui é gastronomia, ao visitar Porto Seguro, o Mercado Municipal, localizado na Rua Santa Catarina, 2, bem no centro da cidade, é um local que precisa ser visitado. É perfeito para as pessoas que buscam por produtos frescos, inclusive regionais, frutas e até as comidas típicas citadas aqui neste texto.

Veja mais notícias em nosso site:

Operação Porto Seguro: cidade oferece aulas de futevôlei
Operação pontos turísticos em Porto Seguro – Bahia

Operação melhores restaurantes em Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS