Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: Governo da Bahia antecipa pagamento de servidores pensionistas e aposentados

A Corregedoria Geral do Estado da Bahia (Saeb) informou na quarta-feira, 18 de março de 2020, que o Governo do Estado fechou um acordo com o Banco do Brasil para que o pagamento dos pensionistas e aposentados do Estado da Bahia fosse antecipado neste mês, passando do dia 31 para o dia 30 de março. No sábado, dia 28 de março, o depósito já estará disponível nas contas.

Existe atualmente uma determinação das autoridades de saúde que pessoas idosas permaneçam em casa em decorrência da pandemia mundial do coronavírus, afinal esta é a faixa etária mais vulnerável deste novo vírus.

A antecipação do pagamento foi solicitada pelo Governo do Estado com a finalidade de permitir que, caso seja realmente indispensável a pessoa se deslocar até a agência bancária para realizar as transações cotidianas, ocorra com maior tranquilidade e em momentos e horários diferentes, evitando grandes aglomerações como costuma ocorrer nos pagamentos que ocorrem todos os meses.

Operação Porto Seguro: meios eletrônicos evitam deslocamento para realizar transações bancárias e a propagação do coronavírus
Mesmo com a atitude do Governador Rui Costa de antecipar o pagamento dos servidores pensionistas e aposentados para evitar grande aglomerações nos bancos, é importante lembrar que atualmente, graças ao significativo aumento da utilização da tecnologia como os aplicativos presentes nos celulares e computadores, além dos já consagrados telefones, que muitos serviços bancários podem – e devem neste momento de pandemia ocasionado pelo coronavírus – serem realizados através de outros meios, sem a necessidade de se deslocar pessoalmente até a agência bancária, assegurando assim, maior comodidade e proteção contra o COVID-19 para este público
Caso tenha alguma dúvida sobre as datas de pagamento, confira a tabela divulgada pelas secretarias da Fazenda (Sefaz-BA) e da Corregedoria Geral do Estado da Bahia (Saeb) acessando o Portal do Servidor no endereço eletrônico www.portaldoservidor.ba.gov.br.
Crise à vista

O escrevente Cesar Noronha afirma que conta com várias pessoas na família perdendo emprego. “Todos temos que se ajudar nesse momento de crise”, afirma. Já Floriano Vieira sentiu na pele o desemprego. “Não adiantou fazer lobby com o padrão, a situação está crítica”, brinca.

Operação Porto Seguro: não bastam as ações do poder público, a iniciativa deve ser de todos contra o coronavírus

Ações como a antecipação do pagamento e algumas outras já implantadas e que serão implementadas em breve, em especial para as pessoas mais idosas, tem uma explicação clara, afinal esta é a faixa etária que registra os casos mais graves ocasionados pelo vírus com o maior número de óbitos ao redor do mundo.
Vivemos uma pandemia do novo coronavírus, batizado COVID-19 ou popularmente conhecido como coronavírus que, infelizmente, não poupa o Brasil.
A infecção ocasionada pelo COVID-19 é muito parecida com uma gripe comum normalmente causada pelo vírus influenza, mas a sua transmissão é muito mais rápida, em especial, nos idosos com idade superior aos 60 anos e/ou portadores de problemas crônicos, onde o coronavírus se mostra ainda mais agressivo.
A Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG) recomenda que a restrição do contato social evitando aglomerações, festas, eventos públicos e viagens seja realizado por pessoas com idade acima de 60 anos, sobretudo se tiverem problemas respiratórios, cardiológicos, renais, diabetes, hipertensão ou neurológicos, além de pessoas em tratamento de câncer ou que estejam com a imunidade comprometida.
Além de evitar o contato social que atualmente não deve se restringir somente às pessoas idosas, algumas medidas simples, mas eficientes, para prevenir a infecção pelo coronavírus estão destacadas a seguir:
• Higienizar com frequência as mãos usando água e sabão ou álcool em gel (70%);
• Evitar apertos de mão, abraços e beijos quando cumprimentar as pessoas;
• Evitar tocar os olhos, o nariz e a boca sem higienizar as mãos; e,
• No caso de espirrar ou tossir, cobrir o nariz e a boca com o cotovelo flexionado ou lenço descartável, que deve ser jogado fora imediatamente em local adequado. Não utilizar os tradicionais lenços de pano.

Nosso Blog

VER TODAS