Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: nova marina à vista

Com a finalidade de ampliar a estrutura dos passeios marítimos para os turistas de Porto Seguro e região, proporcionando mais conforto e segurança aos visitantes e trabalhadores do turismo, a prefeitura de Porto Seguro iniciou, em abril de 2021, os estudos para a construção de uma marina na cidade.

As equipes das secretarias municipais de Meio Ambiente, Obras e Turismo e de uma empresa de consultoria realizaram visita técnica no Píer municipal para iniciar os estudos e verificar eventuais impactos socioambientais sobre a viabilidade da construção de uma marina no local.

Objetivo principal da construção da marina é a modernizando da indústria turística náutica e facilitar o controle das embarcações que são utilizadas para recreio ou práticas esportivas, afinal o turismo náutico está em grande expansão em toda a região e é um potencial social e econômico que merece atenção para ser corretamente explorado, além de incrementar o turismo em Porto Seguro e seus distritos.

O projeto é que a marina possua uma estrutura que traga novas possibilidades para aperfeiçoar e expandir os passeios recebendo em futuro próximo embarcações de cruzeiros e particulares, além de possibilitar novas rotas turísticas, estimular a atividade de esportes náuticos e, ainda, atrair investimentos, geração de emprego e divisas financeiras para o município e toda a região.

Reforma do Píer em Porto Seguro

Porto Seguro possui diversos pontos turísticos naturais e históricos e, um dos principais, é o Píer da cidade, que é utilizado pelos visitantes brasileiros e estrangeiros para o turismo marítimo da região. Lembrando que o Píer é uma construção que avança para o mar, perpendicular ou obliquamente ao cais, para atracação de embarcações por um ou ambos os lados.

Com a reforma, os visitantes e os trabalhadores ligados ao turismo poderão contar com um novo espaço revitalizado e mais confortável, pois a principal reclamação era que o Píer municipal estava com sinais evidentes de abandono. Agora o novo Píer receberá um projeto inovador e conta com moderna arquitetura.

A prefeitura de Porto Seguro está utilizando seus próprios recursos, ou seja, sem a ajuda da iniciativa privada, para a recuperação da estrutura atual, que utilizará inox naval, material este destinado especialmente para as áreas marítimas. O espaço que abrigará os visitantes e os colaboradores ligados ao turismo será totalmente envidraçado, com catraca, bancos e central administrativa para uma melhor organização do local e mais conforto. O espaço também contará com nova cobertura, além de áreas melhores distribuídas para abrigar os visitantes e as equipes que trabalham no local.

O Centro de Convivência e Apoio ao Turista, na Praça do Relógio, quase em frente ao novo Píer, também será contemplado no projeto de reforma. O design arquitetônico do Centro de Conveniência seguirá o mesmo padrão do novo Píer e, além de ser utilizado para os programas de conscientização ambiental, também abrigará exposições e será um importante ponto de apoio aos turistas, com a venda de passeios e balcão de informações. “Será um projeto interessante para a cidade”, avalia Floriano Cunha.

A previsão da prefeitura de Porto Seguro é que as duas obras serão finalizadas e entregues para a população e os turistas, com início de suas operações, até meados de setembro de 2021.

Operação Porto Seguro: nova marina à vista

Gostou da matéria?
Acesse nosso site e veja mais notícias:

Operação Porto Seguro: retomada do turismo
Operação pontos turísticos em Porto Seguro – Bahia

Operação Porto Seguro: Parque Marinho Recife de Fora

Nosso Blog

VER TODAS