Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: Para evitar infeções pelo coronavírus, aeroporto toma medidas urgentes

Coronavírus

Devido ao alto número de passageiros no aeroporto internacional de Porto Seguro, a administração do aeroporto começou a adotar medidas de prevenção contra a crise do coronavírus, tanto no local quanto na recepção dos passageiros com alertas e vídeos.

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus (nCoV-2019) foi descoberto em 31 de dezembro de 2019

Os primeiros coronavírus humanos foram identificados em meados da década de 1960. A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1.

Os tipos de coronavírus conhecidos até o momento são:

· Alpha coronavírus 229E e NL63.

· MERS-CoV (causador da Síndrome Respiratória do Oriente Médio ou MERS).

· Beta coronavírus OC43 e HKU1

· SARS-CoV (causador da Síndrome Respiratória Aguda Grave ou SARS).

· nCoV-2019: novo tipo de vírus do agente coronavírus, chamado de novo coronavírus, que surgiu na China em 31 de dezembro de 2019.

Na China foi onde surgiu os primeiros casos do vírus, onde até o dia 04 (terça-feira) ocasionou 426 mortes, gerando um grande surto e preocupação no mundo. Através dessas informações foram encontrados registros da doença em mais 24 países além da china.

No brasil há 13 casos de suspeitas sendo investigados nos estados de: São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4), Santa Catarina (2) e Rio de Janeiro (1).

A orientação passada pela Anvisa aos aeroportos é para que os órgãos de vigilância sejam notificados imediatamente em caso de suspeita, pessoas com alguma suspeita como: febre, tosse, dificuldade para respirar terão que informar o algum agente do aeroporto, que fara contato com a Anvisa.

O passageiro com sintomas será abordado antes do embarque ou desembarque para checar a situação.

Basicamente os passos são o seguinte, a Anvisa aciona o serviço médico do aeroporto e a vigilância sanitária do município e vão a avaliar o paciente. Se o médico descartar o caso, o embarque ou desembarque é liberado. Caso a suspeita seja mantida, o passageiro doente é removido para um hospital mais próximo.

Foi através de todos esses surtos e preocupações que o aeroporto de porto seguro iniciou algumas dessas medidas de prevenção. Até então a administração do aeroporto faz a disponibilização de álcool gel grátis, alertas sonoros, vídeos explicativos sobre a doença em todo aeroporto e ate mesmo de um local onde se tem a disponibilidade de um posto de saúde que possa conter um possível caso suspeito.

Nosso Blog

VER TODAS