Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: Parque Marinho Recife de Fora

A cidade de Porto Seguro, distante cerca de 600 km de Salvador, capital do estado da Bahia, é reconhecida pelas suas praias encantadoras, agitadas e também pelo forte apelo histórico, sendo a primeira vila fundada no Brasil.

Para os turistas de Porto Seguro não faltam boas opções para aproveitarem toda a exuberância de sua natureza. Um dos locais procurados pelos visitantes é o Parque Marinho Recife de Fora, avaliado pelos frequentadores como uma das maiores belezas naturais de todo o território brasileiro.

O passeio é considerado pelos viajantes como sendo diferente das demais atrações que Porto Seguro oferece aos seus excursionistas, afinal a experiência de poder nadar no hábitat natural dos animais marinhos da região não é permitido em várias outras localidades no Brasil e mundo. Mesmo neste Parque, onde o mergulho nas piscinas naturais é autorizado, somente 3% da sua extensão, do total de 17,5 km2, é permitida a visitação, sendo o restante da área destinada para a preservação da flora e fauna local.

Muitos visitantes se surpreendem ao saber que os corais do Parque são seres vivos e não apenas pedras e, por esta razão, para a biodiversidade marinha, são de grande importância à conservação dos Recifes.

O Parque Marinho Recife de Fora fica situado a cinco milhas náuticas do píer Municipal de Porto Seguro, ou seja, aproximadamente uma hora de navegação em confortáveis e seguras escunas, o que já é motivo de comemoração ao aproveitar o visual deslumbrante proporcionado no caminho, tendo a oportunidade de uma visão diferenciada da orla da cidade, com o seu casario, coqueirais e falésias.

No Parque os visitantes podem nadar nas piscinas naturais com águas cristalinas e limpas, com profundidade máxima de 1,70 metros, em meio aos corais, esponjas, estrelas do mar, ouriços, tartarugas e diversas espécies de peixes coloridos. “Já visitrei a região duas vezes e pretendo voltar”, comenta a instrutora de crossfit, Mari Noronha, do Rio Grande do Sul.

Existem também boas alternativas, para as pessoas que procuram por mais emoção, ao realizar o mergulho com cilindros nas águas com maior profundidade que ficam nos arredores de Recife de Fora. Basta procurar no píer, por exemplo, pelas empresas credenciadas para esta experiência única.

Atenção às instruções para a visita do Parque em Porto Seguro:

Várias empresas são credenciadas pela prefeitura de Porto Seguro para realizar a visitação ao Parque Marinho Recife de Fora. Sendo o Parque localizado em alto mar, as condições climáticas podem, inclusive, inviabilizar a saída das embarcações, por este motivo, é necessário ficar atento às seguintes instruções para o bem-estar e segurança dos turistas:

  • A autorização para a visitação diária é no máximo de 400 pessoas, fiscalizadas rigorosamente pela Capitania dos Portos, com a finalidade de preservar o meio ambiente do Parque. Por este motivo, a necessidade de realizar a reserva para o passeio com antecedência;
  • O roteiro pode ser alterado em tempo e percurso e, até mesmo cancelado, caso as condições climáticas não sejam favoráveis à navegação;
  • É proibido alimentar os animais marinhos do Parque, bem como, manipular os animais, corais e recifes;
  • Para a segurança dos frequentadores e visitantes, é obrigatório respeitar a sinalização caminhando e nadando somente nos locais determinados e delimitados;
  • Também é proibido utilizar nadadeiras nas piscinas naturais; e,
  • A reserva deve ser realizada com antecedência. Para uma maior comodidade, verifique com a empresa a possibilidade de buscar as pessoas para o passeio na porta do hotel ou no local onde estiver hospedado.

Veja mais notícias em nosso site:

Operação Porto Seguro: cidade oferece aulas de futevôlei
Operação pontos turísticos em Porto Seguro – Bahia

Operação Porto Seguro: Gastronomia de sucesso

Nosso Blog

VER TODAS