Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: retomada do turismo

Um dos principais destinos para os amantes de viagens, a cidade de Porto Seguro, na Bahia, é destaque no mercado brasileiro e, após solenidade que anunciou o fortalecimento e retomada do turismo na região, a Terra Mãe do Brasil está na dianteira dos eventos sobre turismo no Brasil.

Em cerimônia realizada em maio de 2021, de maneira híbrida, com mais de 150 participantes de maneira presencial e também virtual, no Espaço Isla, ala VIP do Aeroporto, foram apresentadas as necessidades para encontrar meios de retomar as atividades turísticas em Porto Seguro e região e as ações que já foram e que serão colocadas em prática para esta finalidade.

Uma das áreas mais prejudicadas após o início da pandemia da Covid-19, o setor de turismo representa cerca de 95% de toda a economia da região de Porto Seguro, por este motivo, o fortalecimento e retomada do turismo é tão importante e, mesmo com a reabertura aos turistas partir do segundo semestre do ano de 2020, o movimento está muito abaixo do esperado para o período, em razão, principalmente, pois muitas pessoas ainda não se sentem seguras para viajar. “Fico muito orgulhosa da minha cidade”, comenta Rose Noronha, moradora local.

A ideia central do evento foi demonstrar que Porto Seguro e seus distritos estão seguindo rigorosamente os protocolos de segurança sanitária que respeitam os decretos estaduais e municipais, tais como, o distanciamento social, constante higienização das mãos e a obrigatoriedade de uso de máscara.

Com um leque de atividades turísticas com diversas opções de atividades ao ar livre, passeios diurnos, vasta gastronomia a noite e outras atrações, Porto Seguro sempre foi um dos destinos mais desejados pelos turistas brasileiros e internacionais.

Ações para a recuperação do turismo em Porto Seguro

Diversos esforços estão sendo realizados com a finalidade de promover o cuidado com a vida dos moradores e dos seus turistas e, desta maneira, incentivar também a economia com a geração de empregos e renda para a população de Porto Seguro e região.

Durante o evento foram apresentadas as ações realizadas em 2021pela Secretaria de Turismo do município e seus parceiros, como as alianças estratégicas com o Governo Federal, Sebrae, Senac, Abrasel dentre outras entidades. Também mereceu destaque a participação no ‘Projeto Experiências do Brasil Rural’, do Ministério do Turismo com o roteiro ‘Terra Mãe do Brasil, seus caminhos, segredos e sabores’, campanhas como ‘Ainda é Verão’ e das comemorações do ‘22 de abril – Aniversário do Brasil’, além do lançamento do novo Festival Gastronômico Raízes, que acontecerá no mês de julho deste ano, e o reordenamento das atividades turísticas em Caraíva e Trancoso, a ser realizadas também em Porto Seguro e Arraial d’Ajuda.

Além da aplicação de todos os protocolos de segurança sanitária conhecidos e aprovados atualmente, Porto Seguro também realiza ações constantes de combate ao coronavírus, como os testes em massa e ampla vacinação de sua população, construção do hospital municipal Referência Covid-19 no Arraial d’Ajuda, que será inaugurado em junho, sanitização dos corredores turísticos e a implantação do Selo Porto Seguro Responsável.

Selo Porto Seguro Responsável

Para tentar minimizar o efeito da pandemia sobre o setor de turismo e na economia de Porto Seguro, as Secretarias de Saúde e Turismo, e a Superintendência de Vigilância em Saúde criaram o Selo ‘Porto Seguro Responsável’ com a finalidade de fortalecer as medidas de prevenção e contenção frente à pandemia de Covid-19.

O projeto apresenta protocolos de procedimentos e boas práticas no setor de serviços, gastronomia e hoteleiro, reforçando medidas de distanciamento, limpeza e segurança em Saúde.

Ficou instituído que os hotéis e pousadas que forem aprovados no projeto pela vigilância Sanitária ficam autorizados a funcionar com até 70% (setenta por cento) da sua capacidade. Para um estabelecimento exibir em suas dependências o Selo ‘Porto Seguro Responsável’ e, desta maneira, ser considerado com um local seguro para os munícipes e visitantes, é necessário realizar as adequações previstas no Programa; encaminhar o Termo de Responsabilidade à Vigilância Sanitária; solicitar a vistoria dos órgãos sanitários que verificarão, dentre outros detalhes, a garantia quanto às boas práticas de higienização, manipulação de alimentos e obter, após o cumprimento de todas as exigências, o Selo ‘Porto Seguro Responsável’.


Operação Porto Seguro: retomada do turismo

Gostou da matéria? Veja mais notícias em nosso site:

Operação Porto Seguro: conheça a Praia de Taperapuã
Operação Porto Seguro: Parque Marinho Recife de Fora

Nosso Blog

VER TODAS