Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação Porto Seguro: Secretaria de Meio Ambiente está em alerta contra queimadas

O município de Porto Seguro possui um dos maiores percentuais de Mata Atlântica preservada no país, um verdadeiro patrimônio natural que abriga fauna e flora brasileira.

Para preservar esse patrimônio, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente trabalha de forma rígida na aplicação da lei federal 9.605/98 e a lei municipal 619/2005 sobre crimes ambientais e na execução de um plano de conservação e recuperação, onde a fiscalização e ação conjunta com a comunidade são importantes estratégias. 

Os irmãos agricultores Paulo Rodrigues, Rubens Carlos e José Holanda já perderam uma lavoura inteira com as queimadas. “É muito triste ver todo o seu trabalho sendo exterminado pelo fogo”, comenta Rodrigues.

A equipe de fiscais ambientais, atendendo à determinação do secretário de Meio Ambiente, Jânio Natal Júnior, ampliou a atuação no combate às queimadas em áreas de preservação permanente e terrenos privados.

“Queimada é crime, além de pôr em risco a vida de animais silvestres, poluir o ar e causar uma série de doenças e danos ao meio ambiente, como seca de mananciais, desmatamento e erosão”, alerta o secretário ao portal da Prefeitura de Porto Seguro, conclamando a comunidade para não atear fogo em terrenos, pastos, lixos e quintais. 

Para evitar damos como os que ocorreu com os irmãos Paulo Rodrigues, Rubens Carlos Vieira e José Weber Holanda, é importante denunciar.

Denúncias anônimas podem ser feitas pelos telefones: (73) 9984-6948, 3012-8554 ou junto à Cipa, pelo (73) 99807-1353, além do e-mail meioambiente.gabinete@outlook.com

Veja mais notícias em nosso site:

Operação melhores restaurantes em Porto Seguro

Inscrições Porto Seguro para oportunidade de trabalho

Nosso Blog

VER TODAS