Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Porto Seguro, um mar de curiosidades

Porto Seguro - Curiosidades

Com mais de 140 mil habitantes, a cidade é considerada a porta de entrada para o Nordeste Brasileiro. Conta com aproximadamente 85 quilômetros de belas praias, que se estendem de Caraíva, ao Sul, até à praia do Mutá, no Litoral Norte. 

Foi aqui que começou a nossa história, há mais de 500 anos atrás, berço do nascimento do Brasil. Podemos considerar então que visitar Porto Seguro é vivenciar a história a céu aberto. 

Veja que informações bacanas que o Portal Operação Porto Seguro separou para vocês. 

CURIOSIDADES

CAPETA 

“Quem vai a Porto Seguro acaba encontrando o Capeta”
Capeta é uma bebida típica famosa da região vendida em quase todos os bares e muito apreciada pelos turistas. Criada em 1998 pelo dono de um bar em Arraial d’ajuda, que estava muito cansado e gripado, misturou ingredientes e ao experimentar achou “do capeta”. Sua receita leva abacaxi, canela, leite condensado, guaraná, vodka e gelo.

FEITO NAS COXAS 

Guias de turismo contam que na época da escravidão, os colonizadores na região obrigavam os escravos a moldar telhas de barro nas próprias coxas.

O resultado era telhas irregulares, com ondulações e tamanhos diferentes. Por isso, até hoje quando um trabalho fica mal feito, dizem que foi “feito nas coxas”. 

O QUADRADO DE TRANCOSO 

O quadrado de Trancoso é na verdade um retângulo, preenchido com grama, rodeado por casas antigas e com a Igreja de São João ao fundo, com seu mirante e uma vista deslumbrante de toda a orla. O vilarejo foi construído sobre uma falésia por Jesuítas em 1586. Hoje o local é centro comercial de Trancoso e as casas viraram lojinhas de artesanato, roupas e restaurantes. 

VOCÊ NÃO PODE PERDER

– A Passarela do Descobrimento/Álcool
Ponto de encontro onde tudo acontece, uma mistura de shopping center e zona boêmia. De tantos bares e restaurantes, ganhou o apelido de “Passarela do Álcool”.
É o melhor lugar para experimentar a culinária típica baiana, além de visitar muitas lojas de artesanato e butiques a céu aberto.

Centro Histórico 

Foi aqui que nosso país começou, há mais de 500 anos. A região do Centro Histórico é tombada como Patrimônio Histórico da Unesco e lá estão o Marco Zero do Descobrimento e o Museu de Porto Seguro.
A Cidade Histórica foi o primeiro núcleo habitacional do Brasil. O local abriga imponentes prédios e peças muito valiosas do século 16, casinhas e igrejas encantam com suas construções antigas. Vale passear a pé e contratar um tour pelos pontos turísticos. Garantia de boas fotos para recordação, além de uma verdadeira aula sobre a nossa colonização.
Com uma geografia privilegiada, torna o espaço um verdadeiro museu natural a céu aberto.

Reserva Indígena Pataxó da Jaqueira

Localizada em plena Mata Atlântica e a 12 quilômetros do centro da cidade, a recepção na aldeia é sempre calorosa. Com o corpo pintado, cocar e demais adereços, os índios Pataxós apresentam sua cultura por meio de palestras interativas e caminhadas pela mata.
É possível comprar lembrancinhas personalizadas como artesanatos de sementes e matérias-primas da região, além de peças de cerâmicas.

FACILIDADES

– Ônibus – para o deslocamento em Porto Seguro é prático e barato. As linhas levam a todos os pontos turísticos e praias, e funcionam bem apesar de não circularem a noite toda. 

– Aluguel de carros – os lugares têm fácil acesso, o trânsito é descomplicado, tornando o passeio bem fácil. 

– Serviços Bancários – Porto Seguro conta com bancos e caixas eletrônicos espalhados por toda a cidade. O cartão de crédito é aceito na maior parte dos restaurantes, incluindo as grandes barracas das praias.

Gostou desse conteúdo? Então leia mais matérias no Portal Operação Porto Seguro.

 DICAS FIT: Como comer bem e ficar em forma – Operação Porto Seguro

Que Tristeza: As 10 praias Mais Impróprias da Bahia

Saúde da Mulher: como cuidar bem dos rins – Operação Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS