Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Porto Seguro: 7 dicas mágicas para descobrir

imagem-caraiva

Nossa equipe do Portal Operação Porto Seguro não cansa de descobrir novos roteiros para curtir esse “pedacinho do céu” que atrai cada vez mais turistas ano a ano. Veja que dicas interessantes para você aproveitar a sua primavera no nordeste brasileiro.

Centro de Porto Seguro

A cidade histórica é encantadora. Com casinhas de todas as cores em estilo colonial e igrejas que datam a época do descobrimento do Brasil, guarda relíquias históricas como o Marco do Descobrimento.

Passarela do Álcool, onde se concentram a maioria das lojas, restaurantes e o agito da cidade de Porto Seguro. Aproveite para experimentar as cocadas de diferentes sabores e tomar o famoso “Capeta” vendido nas barracas.

imagem-centro-porto-seguro

Arraial D’Ajuda

Do centro de Porto Seguro, embarque na balsa para o outro lado do rio, sentido Arraial D’Ajuda.

Praticamente tudo em Arraial d’Ajuda gira em torno da Praça São Brás a feira hippie, os restaurantes e as lojinhas.  

A Rua Mucugê é considerada por muitos a rua mais charmosa do Brasil, com vários restaurantes e bares legais para curtir a noite.

imagem-arraial-d-ajuda

Praça Brigadeiro Eduardo Gomes – Largo da Ajuda

Em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora d’Ajuda, é um charme, com várias casas e lojas coloridas.

Esse é o primeiro santuário do Brasil. Ele abrigava a imagem de Nossa Senhora d’Ajuda, que chegou na região em 1549. Além da importância história e religiosa, a igreja esconde um dos melhores mirantes de Arraial d’Ajuda. Atrás dela, o mirante para o mar é espetacular e ainda tem o adicional de ser ilustrado por uma infinidade de fitinhas coloridas.

imagem-praca-brigadeiro-eduardo-gomes

Trancoso

No centro, pegue a balsa sentido Arraial D`Ajuda e após a travessia, pegue o ônibus sentido Trancoso. Chegando na cidade, aproveite para conhecer o centrinho com os restaurantes, cafés e lojinhas de artesanatos.

Não deixe de conhecer a igreja e o campo gramado que fica em frente. Atrás da igreja confira o lindo mirante.

A direita da igreja, uma trilha leva as pessoas até a praia dos Nativos, seguida de Coqueiros e Rio Verde.

imagem-trancoso

Reserva Indígena da Jaqueira

Espaço de preservação da cultura Pataxó, do meio ambiente e da mata nativa. A reserva abre para visitação de segunda a sábado, com ingressos pagos pelos visitantes.

O passeio demora em torno de três horas e inclui uma pequena palestra sobre a história dos índios Pataxó, caminhada pela mata atlântica, visitação à aldeia e degustação do famoso peixe na folha de patioba. O ideal é chegar até lá de carro, pois o ônibus deixa os visitantes um pouco longe da entrada da Reserva.

imagem-reserva-da-jaqueira

Praia do Espelho

Programe-se para visitar a praia na maré baixa. Se a maré estiver alta, provavelmente parecerá uma praia comum; com maré baixa os corais ficam à mostra e as piscinas naturais aparecem, formando uma bela paisagem que rende fotografias maravilhosas.

imagem-praia-do-espelho

Caraíva 

Seguindo ao sul, cerca de 22 km chegamos a Caraíva,  um charmoso vilarejo em estilo hippie. Para visitação é necessário pagar uma taxa de preservação + uma taxa para atravessar o rio Caraíva de canoa. Ao chegar em Caraíva, siga à direita para conhecer a igreja e o centrinho. De lá, você pode seguir por dentro da vila até o litoral, onde é possível relaxar e curtir um bom mergulho no encontro do rio com o mar.

imagem-caraiva

Gostou das dicas? Leia mais matérias do Operação Porto Seguro.

 DICAS FIT: Como comer bem e ficar em forma – Operação Porto Seguro

Que Tristeza: As 10 praias Mais Impróprias da Bahia

Saúde da Mulher: como cuidar bem dos rins – Operação Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS