Bahia - Porto Seguro e Nordeste Brasileiro

Operação turismo de experiência em Porto Seguro

Motivos não faltam para visitar Porto Seguro, na Bahia, afinal a cidade é rica na história e culturalmente, na agitação de músicas e danças espalhadas em dezenas de barracas nas suas praias, em belezas naturais da fauna e flora, vida noturna para todos os gostos e, para os viajantes nacionais e internacionais que buscam também muito sol, areia e mar.

Uma novidade recente, que agrega a todos os programas já disponibilizados aos visitantes em Porto Seguro é o chamado ‘Turismo de Experiência’.

Neste tipo de turismo os viajantes são convidados, por um morador-anfitrião, a experimentar ‘viver como um local’ participando da atividade e, por assim dizer, ‘colocar a mão na massa’ ou visitar de maneira diferente certas localidades. “Eu gosto de aventuras e aqui é um dos melhores locais para se divertir”, afirma Rubens Noronha, que é ciclista e pratica turismo focado na modalidade.

Algumas exemplos de experiências que já estão disponíveis para os turistas em Porto Seguro:

Açaí Experience
Para conhecer o processo de fabricação do açaí, visite os 800 hectares de área da Fazenda Bom Sossego. Esta visita é guiada pela própria filha, agrônoma, dos donos do estabelecimento.

Durante duas horas os turistas acompanham as explicações sobre as curiosidades do plantio do açaí, do cupuaçu – que só é considerado bom quando cai do pé – e o coco.

Muitos visitantes ficam surpresos, por exemplo, ao saberem que somente 10% do açaí são comestíveis, sendo o restante apenas água.

No final do passeio todos são convidados para um delicioso lanche com os produtos fabricados na própria sede da fazenda.

Cavalgada ecológica
Com duração aproximada de duas horas, onde até as crianças a partir dos cinco anos já podem participar, outra experiência interessante é a cavalgada ecológica realizada na Praia de Trancoso através de suas trilhas tranquilas no meio de uma natureza preservada e fascinante.

Imersão em ateliê de Mosaico
Durante a imersão o visitante, além de conhecer o ateliê, o processo de produção de cada degrau do Fortim – um dos pontos turísticos mais visitados do mundo – e aprender as técnicas que estão sendo aplicadas na obra, poderá colaborar e vivenciar a produção e restauração de um dos patrimônios históricos mais antigos do Brasil.

Ateliê de biojoias
Em Itaporanga é possível visitar um ateliê de biojoias, fabricadas com ossos de bois ou aproveitando as madeiras velhas do local. O dono do estabelecimento inventa as próprias máquinas que tornam as artes originais, não sendo encontradas em nenhum outro local.

Bike no Parque Nacional do Pau Brasil
Experiência realizada na sede do Parque Nacional do Pau Brasil, uma das mais importantes unidades de conservação de proteção integral no sul da Bahia, os turistas são convidados no Centro de Visitantes a conhecerem a fauna e flora local e o seu Mirante da Sede. O tour de bike visita o Mirante do Maracanã, a Trilha da Mussununga e a Trilha Patatiba, onde está localizado o Salto da Jacuba, ideal para um mergulho refrescante e local do piquenique para repor as energias após tanta beleza e pedaladas.

Os organizadores sugerem para esta experiência trajar calça tactel, blusa manga longa dryfit e tênis e também não esquecer a câmara fotográfica ou celular para as fotos de recordação, pois o local merece.

Experiência em Aldeia Indígena Pataxó
Para quem deseja um contato mais próximo em uma aldeia indígena verdadeira, a Experiência sobre a cultura Pataxó é o ideal. Através do experimento guiado é viável vivenciar a transformação social de reconexão com os indígenas e com a natureza através do turismo mais consciente. É possível participar do ritual Awê e ainda experimentar um peixe assado em folha de Patioba e farinha de puba (mandioca).

Veja mais notícias em nosso site:

Covid-19: selo ‘Porto Seguro Responsável’
Operação pontos turísticos em Porto Seguro – Bahia

Operação melhores restaurantes em Porto Seguro

Nosso Blog

VER TODAS